9 de ago. de 2014

Explicação ~ O que é vocaloid e UTAU?


Yoo :3

Daijöbu? Hoje vim aqui  contar o que seria o tal "post aleatório" que estava na agendinha do blog, então, hoje eu vou falar com vocês sobre vocaloid e UTAU, explicar o que é "isso" ao certo não? Então, muitos não sabem, alguns chamam de anime e outros ficam xingando a voz delas(es), mas, não é anime. E não se deve xingar as coisas assim viu? >3<, então, nessa postagem explicarei detalhe por detalhe o que é vocaloid e UTAU ^^, se quiser ler, clique em + ali do lado >>>>>


Ikuso!



Vocaloid

Primeiramente, vocaloid é um software de síntese de voz. Foi desenvolvido através de um projeto de investigação, que apoiou o desenvolvimento e, mais tarde desenvolveu o software para o produto conhecido como "Vocaloid". Este software é criado, quando, uma pessoa com sua própria voz grava uma música cantando, e passam essa gravação para o computador, e então modificão ela quase que por completo para tornar as vozes "fininhas" e "agudas", depende da voz da pessoa também, pois todas as coisas tem sua base, e a base é a coisa mais importante certo? Sem a base não tem resultado.
... Agora vamos falar de Vocaloid, Vocaloid 2 e Vocaloid 3.

Vocaloid (1)

A Yamaha iniciou o desenvolvimento do Vocaloid em março de 2000 e anunciou vocaloid pela primeira vez na convenção alemã Musikmesse entre 5 e 9 de março de 2003. Os primeiros Vocaloids, Leon e Lola, foram lançados pelo estúdio Zero-G em 3 de março de 2004, sendo vendidos como "Vocalistas Virtuais de Soul". Leon e Lola apareceram pela primeira vez no NAMM Show em 15 de janeiro de 2004. Leon e Lola também foram demonstrados no estande da Zero-G Limited durante a Wired Nextfest e ganharam o 2005 Electronic Musician Editor's Choice Award. O estúdio Zero-G lançou Miriam, utilizando a voz de Miriam Stockley, em julho de 2004. No mesmo ano, Crypton Future Media  do Japão também lançou o seu primeiro Vocaloid, que se chamava MeikoEm junho de 2005, a Yamaha atualizou a versão do Vocaloid para 1.1. Um patch foi lançado posteriormente para atualizar todas as versões do Vocaloid para 1.1.2, adicionando novas funções ao programa, mas também alterava os resultados obtidos pelo software. Um total de cinco produtos Vocaloid foram lançados entre 2004 e 2006O Vocaloid não tinha tecnologia rival para competir quando foi lançado, e a versão em inglês somente competia com o lançamento do software Cantor da VirSyn. A Yamaha cessou a venda dos cantores virtuais LEON, LOLA, MIRIAM, Meiko V1 e Kaito V1 no dia 1º de Janeiro de 2014.

Vocaloid 2
O Vocaloid 2 foi anunciado em 2007. Todo o programa foi completamente recriado. Várias novas funções foram implementadas. Essa versão não suporta bancos de voz criados para seu antecessor. Além da versão para PC, serviços NetVocaloid são oferecidos. A Yamaha anunciou uma versão do Vocaloid 2 para o iPhone e iPad, que foi exibido na Y2 Autumn 2010 Digital Content Expo no Japão. Posteriormente, essa versão do software foi lançada utilizando a voz do próprio Vocaloid da Yamaha, chamado VY1. O Vocaloid 2 utiliza o arquivo .vsq para salvar projetos e também aceita arquivos .mid da versão anterior. Porém, ele não aceita arquivos .vsqx de seu sucessor, o Vocaloid 3Em 2011, haviam sete estúdios envolvidos com a produção e distribuição de Vocaloids. Dois estúdios envolvidos somente em inglês, quatro estúdios somente em japonês e um em ambos os idiomas. No final de 2011, a Yamaha parou completamente o desenvolvimento do Vocaloid e Vocaloid2.

Vocaloid 3
O Vocaloid 3 foi lançado em 21 de outubro de 2011, junto com vários produtos em japonês e o primeiro Vocaloid capaz de cantar em coreano. Vários estúdios estão providenciando atualizações para permitir que os bancos de voz do Vocaloid 2 sejam aceitos pelo Vocaloid 3. Também será incluso o software "Vocalistener", que ajusta os parâmetros iterativamente de uma gravação de um usuário cantando para criar vozes sintetizadas naturais. O programa suportará idiomas adicionais incluindo chinês, coreano, e espanhol/catalão. Ele também é capaz de utilizar plug-ins e trocar entre o modo normal e "clássico" para resultados menos realísticos. Ao contrário das versões anteriores, os bancos de voz e o programa de edição principal são vendidos separadamente. Os bancos de voz somente contém uma "minúscula" versão do programa de edição. A Yamaha também irá permitir a criação de plug-ins e o uso do Vocaloid 3 em video-games. O Vocaloid 3 salva os projetos em arquivos .vsqx (Vocaloid3 Sequence), mas também é possível importar arquivos .vsq do Vocaloid 2, e .mid do VocaloidUma nova tecnologia foi usada para recuperar a voz do cantor Hitoshi Ueki, que faleceu em 2007. Essa foi a primeira tentativa de recuperar um cantor cuja voz foi perdida. Isso foi considerado possível desde o lançamento do software em 2004.


UTAU

UTAU é um software de sintetização de voz quase igual ao de Vocaloid, foi criado por Ameya/Ayame,  UTAU, apesar de não ter uma engine tão poderosa quando Vocaloid 3, abre a possibilidade para você criar e editar sua própria voz. O UTAU não está relacionado com a Yamaha ou com qualquer empresa responsavel pela criação de vocaloids, UTAU é um software de uso livre e foi desenvoldido por um grupo de usuários. Embora seja um software livre, UTAU pode ser comercializado sem custos adicinais como royalities e copyright, entretanto o voicebank em questão deve seguir as regras de uso, basicamente não podem ser vozes de pessoas famosas, vozes não autorizadas ou outros vocaloids.

Curiosidades...

UTAU Teto:

Em uma brincadeira de 1º de abril, surgiu Kasane Teto que seria o 4º produto de Vocaloid 2 da empresa Crypton Future Media (criadora de Hatsune Miku). Há pessoas, ainda hoje, que acreditam que ela seja uma Vocaloid. Recentemente a própria Crypton comprou os direitos de Teto para utilização em shows, CD's e Video-games.


Bem Minna, é isso, espero que tenham gostado, beijinhos e bye ♥.

2 comentários:

  1. Vocaloid <3 haha
    Aceita filiacao?
    http://kawaii-p-lace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aceito sim flor ^^, pode adicionar meu blog no seu que eu adiciono o seu no meu ok? beijos :3

      Excluir